terça-feira, 26 de janeiro de 2016

3 dicas matadoras para acertar na escolha da carreira

3 dicas matadoras para acertar na escolha da carreira

Escolher nunca é fácil, mas é extremamente necessário e inevitável. A escolha de uma profissão, de uma carreira, é particularmente difícil pela época em que ocorre na maioria das vezes. O adolescente está em uma etapa em que ainda nem se conhece bem e tem que decidir que rumo tomar ao fim do ensino médio.

Para ajudá-lo nessa etapa, elaboramos 3 dicas de como acertar em sua escolha.



1     Autoconhecimento


É preciso conhecer as aptidões, habilidades e inabilidades para não errar na escolha da carreira. Faça uma auto-avaliação e liste, pelo menos, as 3 coisas que gosta de fazer, que não gosta, aquilo que faz por obrigação e aquilo que não faz de jeito nenhum. Isto irá, no mínimo, ajudá-lo a eliminar uma lista enorme de opções que não cabem nas suas preferências ou estilo de vida que pretende ter.

É claro que esta tarefa não é fácil. É muito comum o adolescente ter a dificuldade de se auto-estudar, ou de ter insegurança, medo de estar fazendo isto de maneira errada.


Neste caso, existem os psicólogos especializados em orientação de carreira que têm bastante experiência e técnicas para identificar o perfil de cada pessoa. Eles fazem exames de personalidade e usam diversos outros artifícios próprios para te ajudar na busca deste autoconhecimento. Fuja dos testes online! Estes testes podem até parecerem legais, mas o profissional te proporcionará uma orientação mais precisa.



2     Informe-se sobre as profissões e carreiras



Para escolher uma profissão, é necessário conhecê-la muito bem.

Conhecer realidade da profissão é extremamente importante. Procure saber o que o profissional faz no seu dia a dia, como está o mercado de trabalho, como é o curso. Converse com quem atua na área, visite seu local de trabalho e se possível, converse com quem tem mais e menos tempo de carreira. Deste modo é possível ter uma noção de como é o início e o futuro da carreira.

Na dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo-as bem fica mais fácil escolher aquela que mais tem a ver com você.



3     Escolher o tipo de graduação



Depois de escolhido “o que quer ser”, é hora de optar pelo tipo de graduação, entre cursos técnicos, tecnológicos ou bacharelados, de acordo com sua realidade financeira, objetivos e ambições futuras. Aos que têm aspirações, mas não possuem condições financeiras para arcar com um bacharelado, que tem duração de 4 a 6 anos, é possível fazer um curso tecnológico, que te possibilite uma entrada rápida no mercado, para posteriormente fazer outro mais longo, como um bacharelado. 

Nem todas as áreas de atuação oferecem estas opções. O médico, por exemplo, tem que ser bacharel para iniciar a carreira. Porém, jornalismo, você pode exercer sem necessariamente possuir uma graduação e só posteriormente, se quiser, fazer um curso bacharelado.

Existem diversas outras dicas para você acertar em sua escolha, mas estas 3 são fundamentais. Voltaremos a abordar este assunto em outras postagens.



Texto escrito por Marinalva O. de Faria Rabelo
Psicóloga, Sócia Diretora do Instituto Rabelo -  Odontologia e Psicologia





  • Quer saber mais sobre este ou outro assunto? Deixe-nos suas dúvidas ou opiniões. Escreva um comentário.
  • Inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário